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Ashtanga Vinyasa Yoga

99% Prática

1% Teoria

Sri K. Pattabhi Jois

Yogás citta-vrtti-nirodhah

(PATANJALI. Yoga Sutra. I-2)

“Yoga é o aquietamento das ondas mentais”.

Para chegar ao domínio da mente, um caminho é através da sincronia entre posturas e movimentos com a respiração, realizando assim uma verdadeira meditação em movimento.

Desta maneira, além de desenvolver virtudes mentais como concentração, memória, percepção e aprendizagem; virtudes emocionais como tranquilidade, equilíbrio, paciência e coragem; também o Yoga desenvolve virtudes físicas como força, flexibilidade, delineamento muscular e condicionamento físico. Portanto leva o praticante a um estado satisfatório de bem-estar e saúde integral.

O que é o Ashtanga Vinyasa Yoga?

Existem diversos tipos de Yoga, cada um mais adequado aos diversos tipos de pessoas. Ashtanga Vinyasa Yoga é a modalidade mais dinâmica, com movimentos mais rápidos e fluidos. Uma postura se encaixa na outra formando uma prática em movimento, que sincronizado com a respiração, irradia graça, vibração, energia e vida.

Por essa característica do movimento, ela se adequa perfeitamente às pessoas dinâmicas, de pensamento rápido, porque prende a atenção. Porém, a prática pode ser adaptada a qualquer tipo de pessoa, que irá optar por fazer os movimentos mais rapidamente ou mais lentamente, conforme seu objetivo seja de energizar-se e trabalhar os músculos e a concentração, ou acalmar a mente e relaxar o corpo.

No aspecto físico, é uma inteligente combinação de Exercício aeróbico e anaeróbico. Possui exercícios de força, flexibilidade, e produz sudoração profusa. Por isso se adequa a pessoas que buscam estar em forma ou que querem perder peso, mas tendem a achar monótona a simples musculação ou ginástica aeróbica.

Quer saber ainda mais? Acompanhe nosso Blog!

Como são as aulas?

Aulas no estilo Mysore (nome da cidade-berço desta linhagem) são personalizadas:

Pela manhã: o aluno pode chegar entre 7:00 e 8:00 e praticar até 9:00h,

Pela noite: o aluno pode chegar entre 18:00 e 19:00 e praticar até 20:00h.

Cada aluno recebe instruções individuais e conforme seu nível, aumentando progressivamente a intensidade e quantidade de exercícios. É cultivado o respeito às limitações de cada pessoa, porém o próprio aluno surpreende-se, ao longo do tempo, por conseguir vencer suas antigas limitações.

Instruções prévias ao início das aulas

Comunicar ao professor se você se enquadra em alguma destas circunstâncias:

  • Algum problema físico ou psíquico

  • Alguma dor

  • Se já passou por alguma cirurgia ou fraturou algum osso ou ligamento

  • Se sente incômodo de qualquer tipo durante a prática

Nos primeiros dias, faça menos do que crê que pode. Com o tempo, a prática aumentará sua força e flexibilidade, o corpo se abre mais e você pode esquecer a dor que sentia.

 

O professor dentro de suas capacidades orienta como fazer os movimentos de maneira correta. Porém, só você pode escutar seu corpo com mais fidelidade, e ante a dúvida, melhor usar o parâmetro do conforto: só faça se estiver confortável.

Comunique ao professor qualquer incômodo relacionado aos ajustes, para auxiliá-lo a perceber os seus limites.

Pratique com estômago vazio. Espere pelo menos 2 horas depois de alimentar-se. Não beba nenhum líquido durante as práticas e espere um mínimo de 30 minutos depois da prática para beber algo.

A roupa deve ser confortável e elástica.

Não tenha vergonha de suar ou sentir-se cansado. Concentre-se na respiração, movimente-se com atenção (consciência) e o abdômen firme. A respiração combinada com o movimento renova a energia, elimina a fadiga, fortalece a mente e o corpo.

Quem pode praticar Ashtanga Vinyasa Yoga?

Idade: a partir de 14 anos, sem limite máximo

Para menores de 14 anos as aulas devem ter uma configuração própria para a idade, de forma mais lúdica e interessante para as crianças. Por isso temos as aulas de Yoga Kids. Acesse mais informações pelo menu: Para Crianças.

Perfil social: adequado a todos os perfis e pessoas que busquem saúde, boa forma, alívio de dores, paz, bem-estar, autoconhecimento, etc.

Gestantes: as que já praticavam antes de ficarem gestantes podem continuar a prática, que será adequada pelo professor de acordo com o período gestacional. As gestantes que queiram iniciar sua prática, devem estar com mais de 3 meses de gestação, sob autorização médica. A prática de Ashtanga no período gestacional pode trazer muitos benefícios para mãe e para o bebê.

Aluna do Centro Integrau com 7 meses de gestação.

Diversos benefícios do Yoga

Crianças – estimula as aptidões físicas ao mesmo tempo que desenvolve a calma e a atenção, podendo ser utilizada em casos de déficit de atenção, hiperatividade, etc.

Adolescentes – promove equilíbrio nos ciclos hormonais e auxilia a fortalecer suas bases emocionais para superar os desafios da vida.

Homens – fortalecimento, flexibilidade e saúde.

Mulheres – equilíbrio hormonal, boa forma.

Gestantes – amplamente utilizada na preparação para o parto, tanto física quanto emocional, ensinando técnicas de respiração, flexibilidade e controle pélvicos.

 

Esportistas – auxilia no alongamento e fortalecimento dos músculos necessários, junto a um aumento da consciência corporal, foco e persistência para superar desafios mantendo a calma.

 

Dançarinos – aumento considerável da flexibilidade e da consciência corporal, que favorece a expressividade.

 

Estudantes – desenvolve a concentração, memória, agilidade de raciocínio e a calma, tão essencial na hora dos exames.

 

Empresários – é um ótimo alongamento que previne dores causadas por horas de trabalho em escritório, além de prevenir o estresse.

 

Estressados – tratamento nº 1 para estresse.

 

Dependentes químicos – auxilia a superar o vício e encontrar o autodomínio.

 

Prevenção de doenças – estimula o sistema imunológico. Com a prática constante há pessoas que não contraem um simples resfriado há anos.

 

Dores – alívio das dores musculares através do alinhamento postural e pela concentração que retira o foco da dor e o direciona ao bem-estar.

 

Cérebro – aprimora o controle motor; melhora o funcionamento das áreas relacionadas ao equilíbrio; aumenta a concentração do Gaba, substância cerebral cujo nível, quando baixo, aumenta o risco de depressão, portanto é um anti-depressivo natural.

 

Sistema neuroendócrino – diminui a produção de interleucina-6, composto associado ao estresse; reduz a liberação de cortisol, hormônio produzido em situações de estresse e que enfraquece o sistema de defesa do corpo.

 

Coração – ajuda a regular os batimentos cardíacos.

 

Pulmão – aumenta a capacidade respiratória.

 

Musculatura – promove o fortalecimento muscular; garante alongamento e flexibilidade aos músculos. Entre outros benefícios, isso facilita a transmissão do impulso nervoso para os músculos, já que estamos mais relaxados; realinha a postura.

 

Aula Experimental

O Centro Integrau oferece aulas experimentais gratuitas!

Na aula experimental, o professor te orientará de forma individualizada e com uma atenção especial, por isso pedimos que essa aula seja feita preferencialmente com apenas 1 aluno novato por horário.

Esta aula deve ser agendada e o aluno deve ser pontual.

HORÁRIOS: Atendemos alunos novatos de segunda à sexta-feira, às 7:00, 7:30, 8:00, 18:00, 18:30, 19:00.

Não temos aula de Ashtanga nos primeiros dias de Lua Cheia e de Lua Nova (verifique nosso calendário lunar).

Entre em contato conosco pelo telefone 62-32784324 ou pelo WhatsApp 62-982321824 e agende sua aula.

 

Planos e Preços

Aula Avulsa

R$ 50,00

1x / semana

R$ 170,00

2x / semana

R$ 190,00

3x / semana

R$210,00

Plano semestral 

R$6x200,00

Aulas ilimitadas

Calendário Lunar 2019

 

Segundo a tradição do Ashtanga Vinyasa Yoga, não há prática de posturas nos dia de sábado, para descanso, e nos primeiros dias de Lua Nova e Lua Cheia. Nestes dias de lua, o corpo fica mais flexível do que o normal, deixando o aluno mais suscetível a lesões, pois perde a noção de seus limites, podendo exceder-se. O aluno, nestes dias, pode dedicar-se á meditação e práticas de respiração.

 

Também não temos aulas no Centro Integrau nos dias de feriado local e nacional. 

Janeiro

Lua Nova - 05

Lua Cheia - 21

Maio

Lua Nova - 04

Lua Cheia - 18

Setembro

Lua Nova - 28

Lua Cheia - 13

Fevereiro

Lua Nova - 04

Lua Cheia - 19

Junho

Lua Nova - 03

Lua Cheia - 17

Outubro

Lua Nova - 28

Lua Cheia- 13

Março

Lua Nova - 06

Lua Cheia - 20

Julho

Lua Nova - 02

Lua Cheia - 16

Novembro

Lua Nova - 26

Lua Cheia- 12

Abril

Lua Nova - 05

Lua Cheia - 19

Agosto

Lua Nova - 01 e 30

Lua Cheia - 15

Dezembro

Lua Nova - 26

Lua Cheia - 12